sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Problemas de Carinhanha

Carinhanha é uma cidade que possui um povo humilde e acolhedor e traz em si muitas riquezas naturais e lugares agradáveis, valorizados por seus habitantes e por aqueles que têm o prazer de conhecê-la, porém enfrenta graves problemas, tais como o desmatamento, a poluição de rios e lagoas, a falta de saneamento básico e de moradias decentes para a parcela menos favorecida de sua população.
O desmatamento tem influência direta no aumento da temperatura média e na escassez das chuvas, tornando mais difícil a vida dos moradores da região. As causas principais do desmatamento é a derrubada das árvores para a produção do carvão vegetal que alimenta os fornos das siderúrgicas da região sudeste do país e as queimadas desordenadas na época do plantio.
Problema de igual gravidade é a poluição dos rios São Francisco e Rio Carinhanha. Diariamente estes mananciais recebem esgoto de origem doméstica, de natureza física, química e orgânica, animais mortos e óleos das lanchas, (tornando suas águas inadequadas para o consumo, salvo as áreas atendidas pela rede de distribuição de água tratada). A poluição ocasiona também a diminuição dos peixes, importante fonte de renda para a população ribeirinha, e o assoreamento provocado pelo fim das matas ciliares. Situação parecida acontece na Lagoa da SUDENE, assim chamada devido à sua localização, o que tem trazido muitos transtornos para os moradores de seus arredores devido ao mau cheiro e os mosquitos.
A falta de saneamento básico também contribui para tornar a vida dos carinhanhenses mais difícil: o esgoto a céu aberto, que além do mau cheiro, causa doenças como verminoses, o lixo acumulado nas calçadas devido a insuficiência do sistema de coletas, causando embaraços constantes e atraindo baratas, ratos, escorpiões e mosquitos transmissores de doenças.
Moradia precária não é problema exclusivo dos grandes centros urbanos, pois mesmo numa cidade de pequeno porte como Carinhanha encontramos pessoas vivendo em condições desumanas de moradia, casas construídas de papelão e faixas de propagandas, camas improvisadas sobre varas, fogão de alvenaria e candeeiro para iluminar. Soma-se a isso a alimentação inadequada que traz mais problemas do que sustento.
Analisando o que foi exposto, conclui-se que o homem é o grande causador dos males que o aflige, seja devido aos atos de cada cidadão em particular ou do poder público, que não visa o atendimento da população em suas necessidades. A mudança implica tomada de consciência, solidariedade, bem como a união da população para lutar por seus direitos, sem esperar unicamente pela vontade política, mas de cada um de nós.



Um comentário:

nete.ouro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.